segunda-feira, 8 de março de 2010

Sibutramina: Vilã ou Heroína?

Ultimamente, muito se tem falado a respeito da Sibutramina. Utilizado para emagrecer, esse medicamento vem sendo alvo de críticas e, apesar de sua popularidade, pode ser proibido por provocar riscos à saúde.


Mas, afinal, o que é a Sibutramina?
Inicialmente utilizada como antidepressivo, a Sibutramina passou a ser receitada para fins de emagrecimento em 1997. Ela age no sistema nervoso central, estimulando a sensação de saciedade, fazendo a pessoa sentir menos vontade de comer e menos ansiosa.

Apesar de parecer um verdadeiro milagre para quem deseja emagrecer, esse medicamento deve ser utilizado com restrições. De acordo com endocrinologistas, seu uso pode trazer riscos de aumento de pressão arterial e frequência cardíaca. Seu uso é recomendado apenas a pacientes com obesidade mórbida ou IMC igual ou superior a 30, que não conseguiram emagrecer pelos métodos tradicionais (dieta e exercícios). Ainda assim, seu uso deve ser controlado e os pacientes, acompanhados por um médico durante todo o tratamento.

Justamente pelo fato de apresentar tais riscos, a venda da Sibutramina é controlada e feita somente através de retenção de receita. Não se pode comprar o remédio (por meios legais, diga-se de passagem), a não ser que tenha sido solicitado por um médico.

Os principais efeitos colaterais causados pela Sibutramina são: dores de cabeça, tonturas, sonolência, dores nas articulações e nos músculos, náusea, boca seca, irritação no estômago, constipação (intestino preso), dores menstruais e elevação da pressão sanguínea. Além disso, pode provocar transtornos psíquicos em quem já tenha pré-disposição a eles ou agravar um quadro já existente. Pessoas com problemas mentais e com sintomas de bipolaridade, por exemplo, estão proibidas de tomar o medicamento. Constatatou-se, também, que algumas pacientes costumam relatar desestabilização do humor, depressão redução do senso crítico.

________________________________________________________________________

Utilizei a Sibutramina pela primeira vez há uns dois anos, receitada pela minha endocrinologista. Estava obesa e não conseguia perder peso, mesmo fazendo dieta. Realmente, parecia um milagre; emagrecia 4, às vezes 5 kilos por semana. De 80Kg, passei rapidamente para 59Kg - tudo em menos de um ano. Eu estava feliz e parecia que a minha luta com a balança tinha terminado.




Eu antes da Sibutramina: 80kg Depois do tratamento, 59kg

Não vou negar que a Sibutramina faz efeito. Faz, sim. Não sentia vontade nenhuma de comer e me satisfazia com pouca comida. Minha compulsão por doces diminuiu bastante. Por outro lado, minha boca estava constantemente seca e me obrigava a beber vários copos de água por dia. Fiquei mais irritada e impaciente do que já sou normalmente. Tudo me tirava do sério. Perdi a concentração e o foco. Esquecia de acontecimentos recentes, como por exemplo, do que havia comido no almoço, que aula eu tive pela manhã. Meus familiares começaram a reclamar, principalmente depois de matérias que falavam dos malefícios da Sibutramina nos jornais.

Resolvi parar de tomar o remédio por conta própria. Afinal, já estava no meu peso ideal e seria fácil manter o peso. Só que acontecimentos ruins começaram a acontecer; a morte do meu pai, meu desemprego, problemas financeiros...

Sem perceber, eu engordei tudo novamente. E em pouco tempo, da mesma forma que perdi. Foi difícil recuperar a força de vontade de vencer mais uma vez. Eu me sentia feia, depressiva e não tinha vontade de sair de casa. Minhas roupas não davam mais em mim. Até que a data do meu casamento foi marcada e eu vi que era hora de recomeçar.

Portanto, aí vai minha recomendação: fiquem longe desse medicamento. Assim, quando vocês vencerem a batalha contra o peso, vão poder dizer, em voz alta e com orgulho, que venceram por seus próprios méritos. E viva ao emagrecimento saudável!!! \o/

2 comentários:

  1. Olá, eu também já utilizei a sibutramina, mas não senti nenhum efeito colateral graças a deus, parabens pelo blog é ótimo, beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu to precisando emagrecer 9 kilos, gostaria de experimentar a sibutramina, mas depois de ler algumas coisas aho que vou tentar emagrecer sem nenhum tipo de remedio, beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí!