sexta-feira, 7 de maio de 2010

Emagreça com o poder da mente

 É possível emagrecer utilizando o poder da mente? Acredito que sim. Tudo o que devemos fazer é reprogramar a mente a fim de mudar hábitos e controlar a compulsão pela comida. É claro que não se trata de um milagre, mas sim de um processo que inclui a reaprendizagem do padrão de pensamento. Quando pensamos, por exemplo, que não podemos comer um chocolate, isso só faz com que nossa vontade de comê-lo aumente. 

Daí podemos perceber que a resposta para o problema da perca de peso está dentro de nós mesmas. Para mudar definitivamente um comportamento, é preciso estar consciente de que os pensamentos tem efeitos fisiológicos. A seguir, alguns exercícios mentais que mudarão nosso peso - e nossa vida.


1. Tome cuidado com que sai da sua boca. É muito comum ouvir mulheres que fazem dieta falando coisas do tipo "Só de ver esse bolo de chocolate eu engordo". Essas palavras reforçam uma maneira de pensar e dificultam a mudança de comportamento em relação à comida.

2. Dê notas de 0 a 10. Quando bater aquele desejo de comer, pare e dê uma nota para sua fome e outra para sua vontade de comer. Essa atitude faz você refletir e evita a sensação de estufamento ao terminar uma refeição. Na primeira vez pode ser difícil, mas com o tempo você passa a ouvir o que o seu corpo diz.

3. Mantenha a geladeira cheia. Já ouviu aquele ditado que diz que tudo que é proibido é muito mais gostoso? Se você tem o que gosta ao alcance da mão, saberá inconscientemente que se houver necessidade, a comida estará lá.

4. Só coma o que estiver muuuuito bom. Não faça seu corpo de lixeira. Seja seletiva. Se está com vontade de comer pão e só tem um pedaço murcho na cozinha, não coma. Vá até a padaria, compre um pão fresquinho e coma com prazer.

5. Pense em preto e branco. Feche os olhos e imagine o prato que mais gosta. É muito calórico? Agora visualize-o em preto e branco e veja se continua atraente.

6. Perca 1 quilo de cada vez. Seu objetivo é perder 20 quilos? Comece imaginando-se com 3 quilos a menos. Quando alcançar essa meta, passe a pensar em si mesma 4 quilos mais leve e assim sucessivamente. É uma forma de valorizar suas pequenas conquistas e não se sentir frustrada. 

7. Parabenize-se! Valorize qualquer progresso, mesmo que seja apenas o fato de conseguir comer apenas um pão ao invés de três.

8. Cuidado com o uso do não. Quando eu digo que não vou comer pizza, por exemplo, o cérebro reproduz justamente a imagem da pizza. Por isso, prefira dizer o que vai comer ao invés do que não vai comer.

9. Use a técnica dos 4 minutos. Antes de se servir, verifique as opções e escolha apenas três. Coma e espere mais quatro minutos para se servir novamente. Não fique olhando para o relógio para não se sentir ansiosa. Agindo assim, permite que o corpo mande ao cérebro uma mensagem de saciedade, o que não acontece quando se come rápido.

10. Peça pratinhos, literalmente. Prefira o prato de sobremesa ao tradicional. Assim, você mostra ao cérebro o real tamanho da fatia que está comendo. No prato maior, o pedaço fica pequeno e a mensagem enviada é a de que não comeu quase nada.

11. Engorde a poupança. Muito simples: quem ganha peso, gasta muito mais em spas e remédios. Guarde essa quantia e compre roupas novas.

Fonte: Revista Nova (abril/2010)

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