segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desvende os mitos alimentares


Olá, meninas! Como foram de fim de semana? Seguiram firme na dieta ou deram aquela escapadinha?

A pressão para se ter um corpo perfeito é enorme. Todos os dias somos bombardeadas por milhares de novas dietas de emagrecimento rápido e milagroso, alimentos que estão na moda, pesquisas médicas nos dizendo que tal alimento agora faz bem, antes fazia mal... Assuntos ligados a nutrição são cada vez mais frequentes, tanto em revistas como em sites e até mesmo a televisão. Mas será que devemos acreditar em tudo o que ouvimos por aí? Com certeza não. A seguir, vamos desvendar alguns desses mitos alimentares.

Mito 1: Arroz branco engorda mais que o arroz integral.
O arroz branco e o integral têm praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo o arroz integral um pouco mais calórico. 100g de arroz branco cozido fornece 170kcal, enquanto o integral fornece 180kcal. Mas a grande vantagem de se consumir o arroz integral é que ele apresenta um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade e o melhor funcionamento do intestino.


Mito 2: Requeijão engorda menos que a maionese
É provável que a má fama da maionese se deva à versão caseira, que utilizava grande quantidade de ovos deixando-a mais calórica e rica em colesterol, mas a verdade não é bem essa. A maionese é feita com óleos vegetais e possui alto teor de gorduras insaturadas (as gorduras do "bem"), além de ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6. Já o requeijão é feito com gordura de origem animal e possui 60% de sua gordura na forma saturada, gorduras "prejudiciais" ao coração.


Mito 3: Os magros têm metabolismo mais acelerado que os gordos
Cada indivíduo tem um metabolismo próprio, resultado de diversos fatores, por isso é impossível generalizar dessa maneira, não dá pra afirmar que um metabolismo é mais acelerado que o outro só observando as características físicas. Mas segundo os especialistas, o contrário faz mais sentido: gordinhos teriam o metabolismo mais acelerado, pois um corpo acima do peso requer muito mais energia para funcionar do que um corpo magrinho.

Mito 4: Salada é sempre a melhor opção para as refeições

Que as verduras contém poucas calorias, são saudáveis e fonte de vitaminas e minerais, isso ninguém discute. Mas para que tenha uma alimentação balanceada é essencial que consuma nas refeições principais, além da salada, cereais, carnes e leguminosas. Pessoas que consomem somente saladas no almoço ou jantar podem acabar fazendo uma restrição excessiva de calorias e comprometendo a qualidade nutricional da sua alimentação.

Mito 5: Suco de laranja ou limão com berinjela ajuda a emagrecer e diminuir o colesterol

Não existem estudos científicos que comprove nenhuma das afirmações. Possivelmente a fama de que a berinjela opera esses "milagres" se deve ao teor de fibras presente nela, que aumenta a saciedade e auxilia na redução dos níveis de colesterol. Mas para que realmente elimine peso é essencial que se alimente de forma saudável e balanceada. Com relação ao colesterol é importante que evite os alimentos ricos em colesterol e siga as orientações do seu médico.

Matéria retirada do Ciber Diet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!