segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicas para cumprir sua meta de emagrecer


Podem acreditar... eu mais que ninguém sei que emagrecer não é fácil. Já vivi altos e baixos, já fui muito mais gorda do que estou hoje, já fui bem magra e não conseguir manter. Para conseguir emagrecer de verdade e segurar esse peso para o resto da vida, é preciso muita força e vontade e comprometimento, além de apostar sempre no que sabemos que fuinciona realmente - exercícios físicos, alimentação balanceada e menos estresse.

Sei que parece difícil. Nós já estamos tão acostumados a comer mal, a dormir pouco e a viver em constante ponto de ebulição que se torna difícil abandonar estes hábitos, mesmo sabendo que eles fazem mal a saúde. Portanto, não basta ter consciência de que eles são nocivos - para abandoná-los de vez é preciso mudança de atitude.

Eis algumas atitudes simples, porém muito eficazes, para que você finalmente consiga cumprir sua meta de emagrecer:

1- Não fique ensaiando uma decisão. É normal imaginar o que se pode perder ao fazer uma escolha. Essa preocupação não pode minar sua força de vontade. Depois de colocar a decisão em prática, percebe-se que os aspectos negativos foram bem menores que os imaginados. Exemplo: algumas pessoas desistem de praticar exercícios porque acham que será muito difícil levantar um pouco mais cedo. Na verdade, ao ultrapassar essa barreira verificam que os benefícios compensam o sacrifício.

2- Foque na conquista. Ao mudar hábitos, pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se apavore imaginando como viver sem pastéis, batatas fritas ou brigadeiros. Pense que você terá uma pele mais saudável, mais disposição física, mais auto-estima e mais confiança.

3- Não seja radical. Se numa festa você exagerou no bolo, ou se deixou de se exercitar numa semana atípica, recupere-se rapidamente. Não é possível banir um grupo alimentar ou um alimento por muito tempo. O segredo não é a privação, mas saber escolher o tipo de proteína, carboidrato ou gordura que faz você perder peso sem passar fome. Exemplo: uma fatia de pão integral e uma fatia de pão branco possuem praticamente a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o pão integral tem carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.

4- Controle suas emoções. Quando alguma esfera da vida não está bem, procure encontrar uma solução satisfatória. Nos momentos difíceis é comum modificar rotinas saudáveis como forma de atenuar o estresse. Tenha calma nessa hora, pois é preciso estar bem emocionalmente para conseguir mudar alguma coisa para melhor.

5- Não ceda à pressão social. Só tente uma transformação do seu corpo se realmente desejar ou por recomendação médica. Mudar para agradar os outros quase sempre resulta em fracasso. Não se desvie dos seus objetivos, por mais que pareçam difíceis. Algumas pessoas podem tentar persuadir você a cometer deslizes, que somados poderão comprometer os seus esforços.

6- Comemore cada bom resultado. Se você emagreceu um quilo em um período, mas gostaria de ter emagrecido mais, não desanime e comemore. Afinal, para eliminar dois quilos, é necessário primeiro perder um quilo. O passo seguinte deverá ser de dedicação, pois seu objetivo estará mais próximo.

7- Altere suas opções. Quando os resultados não forem os desejados, algumas mudanças de rota podem fazer a diferença. Se o programa alimentar ou os exercícios físicos escolhidos não se adaptarem ao seu estilo de vida, escolha outros, e não desista.

Um comentário:

  1. Vim conhecer seu cantinho! Estou te seguindo! Beijos, força sempre!

    ResponderExcluir

Comenta aí!