terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deixe as desculpas de lado e emagreça

Não consigo emagrecer porque sou ansiosa, meu metabolismo é muito lento ou ainda, faço musculação e não elimino peso, pois ganho massa muscular muito fácil. Com certeza você já ouviu alguém dizer essas coisas, ou você mesmo disse. Mas será que tudo isso realmente é "desculpa" para não eliminar peso? Vamos falar um pouco sobre essas "desculpas" que muitas pessoas usam por não conseguir eliminar peso.


Hipoteroidismo
Um dos sintomas do hipotireoidismo é mesmo o aumento de peso, pois o metabolismo de quem sofre essa patologia tende a ser mais lento. Mas com uma alimentação saudável e balanceada, prática regular de atividade física e fazendo o tratamento médico correto, é sim possível eliminar peso e conquistar seus objetivos, mesmo com hipotireoidismo.

Aumento de massa muscular
Quando começa a praticar musculação e não verifica a redução de peso, muitas pessoas acreditam que o aumento de massa muscular é o "culpado". Mas isso não é verdade, estudos comprovam que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gordura pelo organismo. Para que o aumento de massa muscular prejudique o emagrecimento, a pessoa tem que praticar musculação há muito tempo, ter um treino bastante pesado e não cuidar da alimentação.

Metabolismo lento
Realmente o funcionamento do metabolismo é diferente de uma pessoa para a outra, por isso ouvimos frases como "fulano come muito mais do que eu e é magro, e eu não consigo emagrecer". O funcionamento do metabolismo é em grande parte determinado geneticamente. Em 80% da taxa metabólica a pessoa não tem condições de interferir, porém nos outros 20% é possível alterar o resultado a seu favor. Mas isso não pode servir de desculpa para não eliminar peso. Atitudes como se alimentar de forma saudável, balanceada e fracionada, e praticar atividade física regularmente certamente vão fazer com que elimine peso de forma saudável. Alguns alimentos, os chamados termogênicos, também podem te dar uma forcinha.

Ansiedade
Pessoas que sofrem de ansiedade tem maior tendência a desenvolver uma compulsão alimentar. O ato de comer é afetado por substâncias químicas presentes no cérebro que regulam o estado emocional. A serotonina é alterada pelo estado de ansiedade, fazendo com que o cérebro aumente o desejo de ingerir carboidratos, na tentativa de regular o quadro afetivo, podendo causar ingestão alimentar excessiva. Nesses casos, a ansiedade pode mesmo prejudicar o emagrecimento. Por isso, antes de começar uma reeducação alimentar é importante tratar a ansiedade. Quando não for possível controlar a ansiedade sozinha, é essencial que procure ajuda de um psicólogo.

Texto escrito por Camila Rebouças de Castro


Um comentário:

  1. é verdade a gente usa como muleta algumas coisas, eu tenho hipotireoidismo e tomo medicação e as vezes ela tem q ser aumentada... mas não é por isso somente q eu engordo, é pq faço as coisas erradas , não me comprometo comigo msm
    muito bom o post garota
    bjim

    ResponderExcluir

Comenta aí!