sábado, 25 de junho de 2011

Existe vida social durante a dieta?

Já li e escrevi muita coisa sobre esse tema, mas a minha dúvida ainda persiste; como é que raios a gente consegue fazer dieta e ter vida social ao mesmo tempo? Eu meio que desisti e cheguei a conclusão de que é impossível. Ou você se tranca e recusa convites para barzinhos, churrascarias e aniversários por uns três meses ou continua saindo e aguenta encarar o ponteiro da balança estagnado. Sei que parece meio cruel, mas ao menos pra mim é assim que funciona. Nunca consigo seguir aquelas dicas batidas, e eis os porquês:


Dica 1.  "Antes de ir a qualquer evento social, uma boa saída é fazer um lanche em casa. Assim, não chega morrendo de fome e querendo pegar tudo o que vê pela frente"  - Para mim, o fato de eu não estar com fome não tem nada a ver com a minha vontade de pegar tudo o que eu vejo na minha frente. Experimente comer algo leve e natural antes de uma festa de aniversário infantil, por exemplo. Veja isso vai lhe impedir de querer comer toda a bandeja de docinhos. Not.

Dica 2.  "Tente não sair apenas para lugares onde haja comida" - sou casada e meu marido ama comer e odeia dançar, desculpa aí.

Dica 3. "Na churrascaria, optar por alimentos com menor teor de gordura" - obviamente a pessoa que criou essa dica nunca veio a uma churrascaria no Ceará. Faz o teste de vir a Fortaleza e pedir legumes no vapor. O garçom no mínimo vai rir da sua cara.

Dica 4. "Em festas de aniversário, principalmente de crianças, não coma mais de que quatro salgados, pois sempre tem aquela torta que ninguém resiste. Esses salgados devem ser preferencialmente assados, como pão de queijo, esfiha, empada e quiche" - quatro salgados, ok, até dá pra tentar. Mas nas festas infantis que eu frequento não há quiches nem esfihas. O máximo que eu posso fazer quando a anfitriã vier até mim com todas aquelas opções pecaminosas e proibidas, é olhar para ela com um sorriso maroto e pedir: "desculpa, mas esses aí eu não posso comer. A senhora pode assar quatro pãezinhos de queijo pra mim? Obrigada :)".

Dica 5. "Seja a motorista da turma para não se sentir tentada a beber.  Escolha sucos, água ou água de coco" - alguém já sentou num barzinho onde T-O-D-O M-U-N-D-O está bebendo, já naquele estágio meio alegre e falando bobagem, enquanto você, sóbria e bebendo suco de laranja, não consegue achar nada engraçado e reza pra chegar a hora de ir para casa? Eu já, pra nunca mais, como a gente diz aqui.

Dica 6. "Sempre que possível, dê uma saidinha para ir ao banheiro com o intuito de desviar a atenção da comida"- E deixe seu pretendente, marido, namorado ou turma de amigos pensando que você está com uma dor de barriga incontrolável. Noite perfeita! 

Dica 7. "Quando for jantar fora, tente ver o cardápio do lugar na internet e decida antecipadamente o que vai pedir. Assim, não fica à mercê das vontades do momento". - Realmente. Acabei de fazer o teste e entrei no site do Habib's antes de ir jantar. Ver as fotos daquelas esfihas e quibes maravilhosos com certeza NÃO me deixou com mais vontade ainda de comê-los. Não mesmo. Espera, do que eu tava falando mesmo?

Dica 8. "Em almoços de família, evite as frituras e, mais uma vez, prefira os assados. Sirva-se de bastante salada, que, além do colorido, dá uma impressão de prato cheio, impedindo que você exagere na quantidade de outros alimentos" - Eu consigo ver isso dando certo. Numa família vegetariana, talvez.  Os filhos da Fernanda Lima possivelmente irão conseguir essa proeza de encher o prato de salada pra não comer muito e a mamãe deles ficar feliz com isso. Mas os outros seres (a)normais hão de convir comigo que mãe feliz em almoço de família é igual a prato cheio. Quanto maior o seu prato, maior o sorriso dela. E, mesmo depois de você ter comido tanto a ponto de desabotoar a calça ou ir ao banheiro tirar a cinta, ela ainda vai perguntar: "Já parou filho? A comida tá ruim, por acaso?"

*  *  *

Lembrando que esta é apenas a minha opinião. Quem quiser, por favor, discorde. Mostrem-me o caminho da luz!



Quer ver a matérias com essas e outras dicas? Clica aqui.  

terça-feira, 21 de junho de 2011

Chás que ajudam a emagrecer.


Chá de oliveira - a folha de oliveira é considerada fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, além das vitaminas A, E e vitaminas do complexo B, e de minerais como: zinco, cobre, potássio, sódio e fósforo.

Apesar de ser vendido como o "eliminador" de gordura abdominal, ainda não existem estudos concretos que realmente apontem que o consumo de chá de oliveira tenha esse poder emagrecedor.Sabe-se somente que ele ajuda no processo de digestão, auxilia no bom funcionamento do intestino e no combate a retenção de líquidos.Chá de hibisco - conhecido como o "chá seca barriga", o chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins.Por ajudar na diminuição da retenção de líquidos e ajudar no bom funcionamento do seu intestino, ele já pode ser considerado um aliado no emagrecimento. Mas assim como o chá de oliveira, ainda não existem estudos que comprovem que o consumo de chá de hibisco possa mesmo secar a barriga.Chá de 30 ervas - não se sabe exatamente quais ervas contém nesse chá e nem a quantidade de cada uma. E se você tem restrição a alguma dessas ervas, sua saúde pode ser prejudicada. Então, antes de comprar o chá e tomar é importante que consulte uma nutricionista de forma presencial e veja se realmente é necessário tomar. Chá verde - o mais pesquisado dos chás, ele possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Da mesma planta do chá verde são feitos os chás branco, amarelo e vermelho, mas ainda não se sabe se eles tem as mesmas propriedades do chá verde.

Os chás de maneira geral podem sim ser utilizados no processo de emagrecimento, mas somente quando aliados a uma alimentação saudável, balanceada, fracionada, variada e à prática regular de atividade física.

Nenhum chá, sozinho, tem esse poder emagrecedor.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

O que comer antes e depois dos exercícios?


Hoje falaremos um pouco sobre a maneira correta de se alimentar para quem pratica exercícios físicos. A prática constante de exercícios proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhorar o humor e auxiliar na prevenção de diversas doenças. 

A atividade física também contribui para manutenção ou eliminação de peso. Durante os exercícios, o metabolismo é acelerado, o gasto energético aumenta, e a pessoa consegue "queimar calorias". Um fator necessário para quem pratica qualquer tipo de atividade física, seja caminhadas ou atividades de grande intensidade, é a hidratação. A sede é um sinal de que a pessoa está em processo de desidratação. Portanto, a hidratação é fundamental para um bom desempenho físico. Ela deve ser adequada conforme o tipo e o período do exercício. Procure ingerir o líquido a cada 15 minutos de exercícios e, após a atividade, continue a se hidratar, até que se reponha todo o líquido eliminado.Para pessoas que fazem caminhadas, ginástica, musculação, ou seja, exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, é importante incluir bebidas isotônicas, isso ajuda a repor todos os minerais perdidos durante o treino.Muita gente tem dúvidas sobre a quantidade de carboidratos e proteínas que devem ser ingeridos quando começam a praticar atividades físicas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

Antes de praticar exercícios sempre opte por consumir, uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc. Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas e consuma também alimentos que são fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dúvidas que todo mundo que faz dieta tem


Água morna com limão emagrece?(X) Sim  ( ) Não
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo, a mistura faz com que as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo, funcionem melhor. Com isso, mais toxinas são eliminadas e o metabolismo é acelerado. “Mas, para funcionar, é preciso beber diariamente um copo (200 ml) de água morna com suco de meio limão em jejum e aguardar meia hora para tomar o café da manhã”, ensina.

Linhaça triturada faz mais efeito do que o grão inteiro?(X) Sim ( ) Não
 A semente passa intacta pelo estômago e intestino sem que o organismo absorva o ômega-3, um tipo de gordura com ação anti-infl amatória que reduz o colesterol ruim e auxilia a circulação sanguínea. Ao triturá-la, você tem acesso, inclusive, às fibras que estão presentes na casca e melhoram o funcionamento intestinal, além de dar sensação de saciedade. “Para ter esses benefícios, basta consumir uma colher de sopa da farinha por dia”, conta a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.

 Sal engorda?( ) Sim (X) Não
Mas pode inchar. O risco é causar retenção hídrica quando consumido em excesso – mais de 1 colher de chá por dia. O vilão é o sódio, um mineral que puxa água para dentro do organismo. Vale lembrar que ele não está apenas no saleiro mas também nos produtos industrializados, especialmente molhos e temperos. “Para ajudar a eliminar o sódio do organismo, beba 2 litros de água por dia e coma alimentos ricos em potássio (caso da banana, da laranja e do tomate), cálcio (derivados do leite, peixes e vegetais verdeescuros) e magnésio (encontrados nos cereais integrais)”, ensina Lara Natacci.

Todo alimento enriquecido com fibras é integral?( ) Sim (X) Não
O termo “enriquecido com fibras” sinaliza que foi adicionado ao alimento pelo menos 25% a mais de fibras em comparação à versão convencional. Mas isso não faz dele um produto integral – nesse caso, é preciso que, no processo de industrialização, pelo menos um dos ingredientes seja encontrado da mesma forma como está na natureza: a farinha, para ser integral, deve ser feita com trigo integral, não acrescida de fibras.

 Atum e sardinha em lata têm os mesmos nutrientes do que o peixe fresco?(X) Sim ( ) Não
A composição dos peixes enlatados é muito similar à do peixe fresco quando preparado de maneira caseira. “Isso ocorre graças ao processo de produção. O peixe, já dentro da lata, passa por um tratamento térmico sob temperatura e pressão elevadíssimas – garantindo, assim, a mínima perda das propriedades nutricionais”, explica a nutricionista Fernanda Bigliazzi, de São Paulo.

Chá de gengibre acelera o metabolismo?(X) Sim ( ) Não
Uma pesquisa da Universidade de Tóquio, publicada no jornal da Sociedade Farmacêutica do Japão, confi rmou esse dado. A explicação está nos fitoquímicos, como o gingerol, que têm ação termogênica. Na prática, essas substâncias elevam a temperatura corporal e o metabolismo em até 20%, o que favorece a queima de gordura. Em tempo: para preparar o chá, ferva 1 pedacinho de gengibre (cerca de 1 ou 2 cm) em 500 ml de água e beba uma xícara logo após as refeições ou no intervalo entre elas.

Vinagre queima gordura?(X) Sim ( ) Não
Assim como a mistura de água morna e limão, o vinagre também estimula o fígado a eliminar toxinas e aumenta o gasto calórico. Além disso, favorece a circulação sanguínea. Resultado: há uma redução nos pneuzinhos e até na celulite. A nutricionista Daniela Jobst dá a receita: misture ¼ de copo (50 ml) de vinagre de maçã orgânico ou de arroz na mesma medida de água morna e beba diariamente antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Tomar água durante a refeição engorda?(X) Sim ( ) Não
Isso acontece por duas razões: ela dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, atrapalhando a digestão, e prejudica a quebra das moléculas dos alimentos, fazendo com que cheguem maiores ao intestino. Isso desequilibra a flora intestinal e a absorção dos nutrientes. “O líquido interfere até na sensação de saciedade, levando a pessoa a comer mais. Para não ter prejuízo, o ideal é consumir, no máximo, 1 copo (200 ml) antes da refeição e outro duas horas depois”, diz a nutricionista Daniela Jobst.

 Gelatina de caixinha deixa a pele mais firme?( ) Sim (X) Não
A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias.

Abacaxi ajuda a afinar?( ) Sim (X) Não
“A fruta não tem esse poder. Mas consumir uma fatia média depois da refeição auxilia a digestão, principalmente de proteínas, evitando aquela sensação de peso. Isso porque o abacaxi tem bromelina, uma enzima com ação digestiva”, esclarece a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.

 Biscoito salgado engorda menos que o doce?( ) Sim (X) Não
O biscoito doce sem recheio possui menos gordura e calorias do que o salgado”, afirma a nutricionista Gelsen Feliciano, de São Paulo. Para você ter uma ideia, seis unidades de cream craker ou água fornecem cerca de 170 calorias enquanto a mesma porção do biscoito de maisena ou de leite tem 135.

Chá verde pronto tem o mesmo efeito do caseiro?( ) Sim (X) Não
Durante a industrialização, a erva Camellia sinensis tem seu poder de ação reduzido. “Por isso, se a intenção é acelerar o metabolismo, emagrecer e combater os radicais livres, a recomendação é preparar a bebida com folhas secas e tomar quatro xícaras por dia”, diz Gelsen Feliciano. Para isso, aqueça 600 ml de água (não deixe ferver), desligue o fogo e acrescente quatro colheres de chá da erva. Tampe por cinco minutos, coe e beba em seguida.

Alimento orgânico é mais saudável do que hidropônico?(X) Sim ( ) Não
De forma geral, os dois são mais saudáveis do que o cultivado da forma tradicional. Mas, se tivesse que escolher, a nutricionista Fernanda Soares, do Rio de Janeiro, votaria no orgânico. “O hidropônico é cultivado na água e precisa de aditivos químicos que podem se acumular no alimento e causar intoxicação. Tudo porque não recebe os nutrientes vindos da terra, como os orgânicos”, justifica.

Tudo bem substituir água pura por água com sabor?( ) Sim (X) Não
Pelo menos 50% dos líquidos ingeridos por dia devem vir sob a forma de água pura. O restante pode vir de outras bebidas, de preferência sem calorias, e até de alimentos, em especial frutas e legumes. “Como a água com sabor contém aditivos e adoçantes, o melhor é se contentar com dois copos por dia”, diz Gelsen Feliciano.

Isotônico durante a malhação faz ganhar peso?( ) Sim (X) Não
Pesquisa feita na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que quem toma esse tipo de bebida durante a ginástica deixa de consumir cerca de 100 calorias por dia. Isso porque o isotônico ajuda a saciar, fazendo você terminar o treino com menos fome e continuar assim ao longo do dia. 

Chocolate amargo é melhor opção do que ao leite?(X) Sim ( ) NãoEm comparação ao chocolate ao leite, o amargo traz mais do que o dobro de substâncias bioativas. É o caso de aminas, teobromina, magnésio e carboidratos, que estimulam a saciedade e a produção de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar. “Para não prejudicar a balança, consuma o doce no fim da tarde, quando as taxas de serotonina do organismo caem e o metabolismo ainda está ativo”, indica Lara Natacci.

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Ps - Eu que bebia suco na hora do almoço e adoro água com sabor... depois dessa matéria preciso rever meus conceitos. Ah, estou pensando na possibilidade de tomar o vinagre. :)

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terça-feira, 14 de junho de 2011

O jeito é dar uma fugidinha...

Então, eu que não sou boba nem nada, vivi um verdadeiro final de semana de madame. Peguei meu amor já no sábado e fugimos para um hotel m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que fica em Beberibe, uma cidade praiana. O Parque das Fontes  é lindo e estava oferecendo uma programação especial pros namorados. Aí eu pensei... passar o dia dos namorados em casa ou no shopping? Eu não! Arrumamos as malas, conseguimos uma suíte numa promoção ótima e fomos que fomos. 
Acabou sendo um dos melhores fins de semana da nossa vida! Foi tudo muito romântico, meu amor me surpreendeu com um presente maravilhoso, namoramos bastante, dançamos coladinhos sob a luz do luar, viramos crianças no parque aquático, fizemos amizade com um casal muito legal que conhecemos lá... Enfim, o saldo foi totalmente positivo. Difícil mesmo foi conseguir voltar pra casa no domingo a noite.

Mas e a dieta, vocês devem estar se perguntando. Bom, a ótima notícia é que eu consegui me alimentar bem durante todo o feriado. Comi muita salada, peixe grelhado, suco natural. Passei longe das frituras, dos doces e dos carboidratos maravilhosos do café da manhã. Para minha grande surpresa, o fato de comer menos me deu mais energia, e eu estou me sentindo muito mais disposta para acordar cedo e curtir as coisas boas da vida. Estou me sentindo mais leve e mais bonita, a auto estima está nas alturas, até já tirei algumas roupinhas que estavam escondidas no guarda roupa. Todos estão percebendo e comentando o quanto estou mais magra, inclusive o maridão, que está super feliz. Seria tão bom se a gente se desse conta de que fica melhor assim, tanto por dentro quanto por fora, e nunca mais voltasse àquela vida horrorosa de comilança, armários lotados de roupas perdidas, autoestima baixa, indisposição!

E aí, como foi o dia dos namorados de vocês?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semana de cão


Olá! Estou de volta para dar as últimas notícias. Vocês lembram que no post passado eu falei que andava meio doentinha? Pois nesses últimos dias a coisa se agravou; senti dores abdominais muito fortes e me hospitalizei na última segunda feira. Fiz alguns exames que não apresentaram nada de mais. Logo após a virose me pegou com força total, e aí foi uma semana com muita tosse,  febre, noites em claro, rouquidão, idas ao hospital para tomar soro, faltas no trabalho... uma verdadeira semana de cão. Essa semana voltei à ativa, mas só me senti realmente melhor hoje. Não sei porque, mas meu peso estagnou nesse período, embora eu não estivesse me alimentando direito. O jeito agora é recomeçar. Torçam por mim!