segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teimoso ou persistente?

Hoje me veio a cabeça o seguinte questionamento: qual a diferença entre persistir e teimar? Para mim, a linha que diferencia essas duas palavrinhas é muito tênue. Se formos ao dicionário, encontraremos que persistir significa perseverar, ser constante, perdurar, enquanto teimar seria insistir, obstinar-se, pretender com insistência. Gramaticalmente, são palavras sinônimas, mas porque uma é encarada como uma coisa ruim e a outra, como uma qualidade? Uma pessoa teimosa é sempre chata, inconveniente, que não sabe a hora de desistir; já a persistente é obstinada, alguém que não descansa até conseguir o que quer.
Foi aí que eu me perguntei - estou sendo persistente ou teimosa? Ou seja, estou dando tudo de mim naquilo que busco ou dando murro em ponta de faca? Na verdade, não sei. Melhor ainda, alterno momentos entre um e outro. Considero-me persistente quando me levanto depois de sucessivos fracassos, quando continuo minha busca mesmo se meu corpo e minha mente peçam para desistir; mas sou teimosa quando não escuto segundas opiniões, quando deixo as coisas para depois sempre achando que poderei recomeçar sempre que quiser. É muito difícil ser sempre persistente sem ataques de teimosia. Mas a gente vai tentando. Afinal, só os teimosos não admitem seus erros - os persistentes não só os assumem, como os corrigem e seguem em frente de cabeça erguida. Sempre.

E você? Está sendo teimoso ou persistente?

7 comentários:

  1. Uau! Que texto maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta Ive.Tbm tenho oscilado bastante e sei que isso é prejudicial ao meu emagrecimento.Eu quero muito ser persistente, mas me falta ser constante.

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Nota 1000, Ive!!!!!!!!
    Acho q estou sendo persistente...
    Perseveramos juntas!
    Bjos, Fran.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post!
    Eu me vejo um pouco de ambos...
    Mais creio que não seja ruim não... Afinal mesmo sendo teimosas estamos indo atras da nossa felicidade então acredito que seja válido!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Como vc consegue escrever tão bem? Incrível!!!

    ResponderExcluir
  6. A teimosia é negativa quando buscamos algo que não nós faz bem. Teimar por um sentimento não correspondido, algo que faça mal a nossa saúde (cigarro, droga, bebida) e outras coisas mais. Já persistir por algo que nós traz qualidade de vida, satisfação pessoal é extremante importante. Persiste será eternamente importante desde que seja para nos fazer feliz! "Persistir sempre, desistir jamais!" ♥

    ResponderExcluir
  7. Certeza eu sou teimosa! Tenho q tirar esse troço de emagrecer da minha cabeça... Talvez assim eu emagreça de verdade!!!
    Visitem o meu blog: www.conselhosdamamy.blogspot.com
    Bjus,
    Lele:)

    ResponderExcluir

Comenta aí!